domingo, 15 de novembro de 2015

 Bembé do Mercado, o único Candomblé de Rua do Mundo, comemora abolição da escravatura










Na cidade de Santo Amaro da Purificação, Recôncavo Baiano, os negros celebram há mais de 126 anos, na Praça do Mercado Municipal, o Bembé do Mercado como festejo pela Abolição da Escravatura. As celebrações do Bembé do Mercado, na edição de 2015, ocorrerão entre os dias 13 e 17 de maio de 2015.
Estima-se para a 126ª edição, a presença de um público de 30 mil pessoas. Este ano, o tema do Bembé é: “A Água e seus Encantos”, o município de Santo Amaro recebe este ano,o ministro da Cultura, Juca Ferreira, outra novidade, é o lançamento do caderno 7 do IPAC sobre o registro do Bembé do Mercado.
Economicamente, o Bembé do Mercado promove o desenvolvimento econômico devido a sua repercussão nacional que atraem turistas e visitantes de todo o país com o intuito de conhecer os festejos da Abolição da Escravatura através do maior Candomblé de rua do mundo.
Com relação aos aspectos culturais, representa a identidade de um povo e a universalização dos nossos saberes e da nossa herança.    Em termos sociais, o Bembé do Mercado, enquanto festival de arte e religiosidade, desencadeia grandes significados para afirmação da cidadania negra no Brasil.
Ressalta-se que o Bembé do Mercado foi tombado, em 2012, como Patrimônio Imaterial no Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural em Saberes e Modos de Fazer, Eventos e Celebrações, Expressões Lúdicas e Artísticas, e Espaços destinados a Práticas Culturais Coletivas. 

Fonte:jornalgrandebahia.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário